quarta-feira, 1 de fevereiro de 2023

Combate à violência doméstica contra mulheres faz parte da Convenção Coletiva de Trabalho

 


Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) das bancárias e dos bancários assegura direitos que vão além do dia a dia de trabalho. Em 2020, a categoria conquistou a inclusão de diversas cláusulas que tratam especificamente do apoio dos bancos às mulheres vítimas de violência doméstica.

Da cláusula 48 à 52, a CCT trata de medidas a serem adotadas pelos bancos no combate à violência doméstica e do apoio às vítimas. Além de orientações sobre o tema e sobre as condutas diante dos casos, os bancos se comprometeram a prestar apoio às mulheres vítimas por meio de um canal específico (cláusula 50), além de outras possibilidades, como a realocação para outra unidade ou mesmo o fornecimento de uma linha de crédito/financiamento especial (cláusula 51). 

Já a cláusula 76, conquistada na Campanha Nacional de 2022, trata especificamente sobre a possibilidade da alteração do regime de trabalho (presencial ou remoto) para as bancárias vítimas de violência doméstica.

Confira esse e outros direitos lendo a íntegra da CCT.


Fonte: Sindicato dos Bancários de BH e Região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contraf-CUT realiza Conferência Livre dentro da 5ª Conferência Nacional de Saúde dos Trabalhadores e Trabalhadoras

Evento será realizado em formato híbrido, com participação presencial na sede da Contraf-CUT, e virtual por meio da plataforma Zoom A Confed...