quinta-feira, 31 de março de 2022
Nota de agradecimento aos bancários do Maranhão pela votação da CASSI
segunda-feira, 28 de março de 2022
Chapa 6 e 77 para CASSI apoiada pela Oposição Bancária do Maranhão, vence eleição
O Coletivo Oposição Bancaria do Maranhão, ligada a Fetrafi-Contraf-CUT esteve desde o início da campanha junto ao esforço das chapas em busca dessa vitória. A Oposição Bancária do Maranhão, a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) e entidades sindicais, associativas e de aposentados, comemoram a vitoria das chapas 6 e 77 – Unidos por uma Cassi Solidária, formada por candidatos com autonomia em relação ao Banco do Brasil.
No Maranhão, os bancários votaram na chapa dos trabalhadores, ignorando a atual gestão do SEEB/MA que, ligados ao PSTU, em mais um exemplo vexatório de isolacionismo, orientou voto nulo, mesmo sabendo que se tratava de uma luta contra a chapa dos bancos.
São funcionários da ativa e aposentados do BB, pré e pós 1998, de várias regiões do país. “Essas eleições são decisivas para os associados e associadas reverterem, dentro da Cassi, o movimento de terceirização e precarização dos serviços, redução da rede credenciada de hospitais, clínicas e médicos, ameaça de fechamento de unidades das CliniCassi", comemorou João Fukunaga.
A chapa concorrente representava os interesses dos banqueiros em detrimento dos interesses dos trabalhadores, esses representados pela chapa 6 e 77. Chega ao fim o controle dos bancos sobre a CASSI através da união dos bancários que agora contam com uma chapa que de fato os representa.
Nota de repúdio em apoio aos diretores da AEBA/MA
Prezados(as) senhores(as) diretores(as) e funcionários(as) da AEBA/MA,
O Coletivo Oposição Bancária do Maranhão vem manifestar com veemência nosso repúdio à decisão do Sindicato dos Bancários do Maranhão em cancelar o convite feito aos senhores(as) para o I Encontro dos Bancários do Maranhão.
Essa medida desrespeita o compromisso de diálogo e transparência que é devido a um sindicato que se preocupa verdadeiramente com a causa sindical e debate as melhores formas de conquistar direitos aos trabalhadores em detrimento dos grandes bancos que nos exploram.
Em nome da causa sindical que defendemos, nos solidarizamos perante essa deselegância e firmamos nosso compromisso em manter sempre o diálogo com os companheiros do Banco da Amazônia.
Oposição Bancária do Maranhão
Blog;
https://oposicaobancariadoma.blogspot.com/?m=1
Instagram:
Instagram: https://www.instagram.com/invites/contact/?i=mjxnpiiyrmje&utm_content=374xcmd
Facebook:
https://www.facebook.com/profile.php?id=100024053017039
WhatsApp:
https://chat.whatsapp.com/GS7D3ewqnptBCT9oMYX17g
YouTube:
https://youtube.com/channel/UCA9rRiBNLsibzUEhujIV_Ug
sexta-feira, 25 de março de 2022
Caixa persegue bancários que se manifestaram contra erros da PLR e MPT é acionado
Contraf-CUT acionou o Ministério Público do Trabalho diante da perseguição do banco contra funcionários que se manifestaram contra erros da Caixa Econômica Federal relacionados ao Pagamento da participação nos lucros e resultados.
Segundo foi fixado no Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) dos empregados da Caixa Econômica Federal 2020/2022, as promoções por mérito, também conhecidas como Delta, devem ser negociadas entre o banco e as entidades que representem os bancários.
Acontece que o banco insiste em penalizar bancários que entraram em greve contra erros cometidos pela Caixa em relação ao Pagamento de participação nos lucros e resultados (PLR), pretendendo não pagar o Delta aos funcionários que aderiram à paralisação que denunciou os erros cometido pelo banco.
Contra essa injustiça, a Contraf-CUT acionou o Ministério Público do Trabalho (MPT) que agora intermediará as negociações que seguem paradas, frente a insistência da instituição em penalizar os trabalhadores que tão simplesmente reivindicavam seu direito de receber o que é devido ao seu esforço de trabalho.
Fica clara com essa negociação a postura da Caixa Econômica Federal em perseguir bancários que venham a exigir seus direitos e se unir em causa comum em detrimento da exploração dos grandes bancos que ano após ano lucram dezenas de bilhões de reais através do esforço e exposição dos trabalhadores bancários.
quinta-feira, 24 de março de 2022
Prestação de contas: 26/03 é o dia de questionar o SEEB/MA
O Coletivo Oposição Bancária do Maranhão questionárá os altos e desnecessários gastos e levará ao vivo as informações até você!
O próximo dia 26, sábado, será de fundamental importância aos bancários de todo o Maranhão. Nesse dia acontecerá I Encontro Estadual dos Bancários, onde haverá a apresentação da prestação de contas do Sindicato dos Bancários do Maranhão (SEEB/MA). Acontecerá na Sede Recreativa da categoria, no Turu, com início previsto para as 09:30.
Os altos gastos denunciados no ano passado pelo coletivo Oposição Bancária do Maranhão levou o Ministério Público do Trabalho a notificar o SEEB/MA que ainda deverá prestar os esclarecimentos necessários. A Oposição bancária do Maranhão estará presente e informará os bancários que não puderem ir, em lives através de suas redes sociais.
O dia 26 será o ponto de partida para mudanças que devem ser feitas no sindicato, que precisará atender mais os bancários e gastar menos com coisas que nada tem a ver com os seus filiados, como envio de verba a sindicatos de cidades que, assim como a atual gestão do SEEB/MA são isolados e irrelevantes. Por outro lado, a Oposição Bancária do Maranhão é aliada a organizações nacionais como a Fetraf-NE e a Contraf-CUT que têm legitimidade e garantem conquistas importantes em negociações e ações contra os grandes bancos e o governo federal, agindo em união aos sindicatos de todos os outros estados do país.
Acompanhe nossas redes sócias:
Blog;
https://oposicaobancariadoma.blogspot.com/?m=1
Instagram:
Instagram: https://www.instagram.com/invites/contact/?i=mjxnpiiyrmje&utm_content=374xcmd
Facebook:
https://www.facebook.com/profile.php?id=100024053017039
WhatsApp:
https://chat.whatsapp.com/GS7D3ewqnptBCT9oMYX17g
YouTube:
https://youtube.com/channel/UCA9rRiBNLsibzUEhujIV_Ug
Veja a prestação de contas divulgada no site do SEEB/MA:
segunda-feira, 21 de março de 2022
13° antecipado e saque do FGTS; saiba se você se enquadra nos requisitos
No último dia 17 foi anunciado pelo governo federal a antecipação do 13° salário e a possibilidade de retirada de até 1 mil reais de contas do FGTS. O programa de Renda e Oportunidade do ministério do trabalho prevê a antecipação do 13° salário a pensionistas e aposentados do INSS, além de novo saque do FGTS para contas ativas com limite de saque de R$ 1 mil reais. Intensão é que haja injeção de 165 bilhões de reais na economia, o que pode melhorar os índices econômicos do Brasil em 2022. O saque emergencial do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) será liberado de forma escalonada entre 20 de abril e 15 de junho.
Veja a seguir o calendário do saque do FGTS
- Nascidos em janeiro: 20/04
- Nascidos em fevereiro: 30/04
- Nascidos em março: 04/05
- Nascidos em abril: 11/05
- Nascidos em maio: 14/05
- Nascidos em junho: 18/05
- Nascidos em julho: 21/05
- Nascidos em agosto: 25/05
- Nascidos em setembro: 28/05
- Nascidos em outubro: 01/06
- Nascidos em novembro: 08/06
- Nascidos em dezembro: 15/06
quinta-feira, 17 de março de 2022
Itaú no Maranhão: feito pra você, mas não para as bancárias lactantes
Série de demissões no Maranhão acontece semanas após Itaú divulgar lucro recorde de R$ 26,8 bilhões. Bancárias lactantes são principais perseguidas pelo banco.
Há algumas semanas atrás publicamos uma matéria a respeito do programa de desligamento voluntário (PDV) do Banco Itaú que, segunto a instituição, seria facultativo e direcionado apenas a pessoas com mais de 60 anos, que estivessem de licença de mais de 30 dias ou ainda os que trabalhasse em cargos específicos. Na mesma matéria alertamos ao que sabemos ser a prática de baixo nível dos bancos, que pressionam aqueles funcionários que desejam demitir, a fim que esses trabalhadores venham eles mesmos buscarem a demissão.
Acontece que temos recebido denúncias de funcionários e especialmente funcionárias mulheres que têm sido desligadas dos seus postos de trabalho sem qualquer tipo de justificativa plausível. Há denúncia inclusive de duas mulheres que teriam sido demitidas após retorno de licença maternidade, algo abominável se considerarmos a dificuldade que as mães têm tido nesse momento de pandemia. Ao todo foram 4 trabalhadores demitidos pelo banco somente essa semana em nosso estado, todos em São Luis.
Trata-se de um escárnio do Banco Itaú que divulgou lucro recorde de 26,8 bilhões de reais, uma alta de 45% em relação ao ano anterior. As ações do banco tem se valorizado exponencialmente, na medida em que corretoras e bancos recomendam investimentos no ITUB4, que hoje, no momento em que essa matéria é escrita, teve valorização de 1,95%.
Vale ressaltar o quão decepcionante está sendo a atuação do Sindicato dos Bancários do Maranhão em meio a tudo isso. Isolados e sem força política para fazer a diferença, reduzem sua atuação não em proteger os bancários, mas em orientar os bancários sobre como aderir ao PDV, o que podemos ver em matéria pública no dia 15 do 3 com título "SEEB/MA lança parecer jurídico sobre PDV do Itaú.
segunda-feira, 14 de março de 2022
Isolamento do SEEB/MA chega ao fundo do poço em defesa de voto nulo na eleição da CASSI
Maranhão fica isolado do Brasil em mais uma ação vergonhosa do SEEB/MA
No último dia 04, o sindicato dos bancários do Maranhão publicou matéria em seu site onde afirma sua intenção de não participar da eleição da CASSI, prevista para o mês de março. Justificativa do sindicato é vazia e torna evidente como o isolacionismo prejudica o Maranhão.
Em mais um exemplo de autoritarismo, o SEEB/MA envergonha os bancários maranhenses perante bancários de todo Brasil em ação antidemocrática que coloca o Maranhão como único estado a defender voto nulo em todo o país. Isso se dá pelo fato de o grupo se recusar a dialogar com outros sindicatos, o que é extremamente prejudicial, especialmente nesse momento em que o BB tenta emplacar novamente sua chapa de subordinados contra chapas formadas por trabalhadores interessados em enfrentar o banco do Brasil.
Entenda a seriedade da situação. A Frente Nacional de Oposição Bancária (FNOB) formou nas últimas eleições da CASSI chapas diferentes daquelas formadas pela CONTRAF-CUT, porém em decorrência dos sérios ataques do BB contra a saúde dos bancários, os dois órgãos decidiram nessa eleição unirem-se contra a chapa formada pelo BB. Acontece que o SEEB/MA é aliado histórico da FNOB e, por seu radicalismo e isolacionismo, ainda que diante dessa situação crítica de ataques do BB, prefere se isolar ainda mais e não lutar pelos bancários. Preferem romper com seus aliados a unir forças para lutar por aqueles que os elegeram.
A situação é ainda mais vexatória se considerarmos a necessidade da defesa de direitos em um ano que a política neoliberal do governo federal tem sido de perseguição aos direitos dos trabalhadores. Até quando o Maranhão permanecerá isolado e sendo chacota nacional? Há grande necessidade de mudança na administração do sindicato dos bancários de nosso estado. O coletivo Oposição Bancária do Maranhão apoiará as chapas dos trabalhadores, chapas 6 e 77.
quarta-feira, 9 de março de 2022
Oposição Bancária do MA apoia chapas 6 e 77 nas eleições da CASSI
Os funcionários do Bando do Brasil terão a responsabilidade de decidir o futuro da Cassi. O período entre 18 a 28 de março será marcado pela eacolha dos ocupantes dos cargos de Diretoria de Risco Populacional, Saúde e Rede de Atendimento e para os Conselhos Deliberativo e Fiscal. O coletivo oposição bancária do Maranhão apoia e reconenda as chapas 6 para os cargos de Diretoria e Conselho Deliberativo e 77 para o cargo de Conselho Fiscal. Bancário, entenda a necessidade dessa eleição para a sua saúde e bem estar da sua família e faça valer o seu direito de decidir os rumos tomados pela Cassi.
Veja 👉🏼 Isolamento do SEEB/MA chega ao fundo do poço em defesa ao voto nulo na eleição da CASSI
quinta-feira, 3 de março de 2022
PLR do BB deve ser pago em poucos dias; saiba quando!
Banco do Brasil será possivelmente o último a pagar PLR
O ano de 2022 começa com uma boa notícia aos funcionários do Banco do Brasil. Após dados divulgados pelo BB, colaboradores devem receber valores relacionados aoprograma de participação de lucros e resultados (PLR) acima do que receberam no ano passado.
Contraf-CUT realiza Conferência Livre dentro da 5ª Conferência Nacional de Saúde dos Trabalhadores e Trabalhadoras
Evento será realizado em formato híbrido, com participação presencial na sede da Contraf-CUT, e virtual por meio da plataforma Zoom A Confed...
-
Ação, de autoria do movimento sindical, protege direitos adquiridos por funcionários do Banco do Brasil, que foram atingidos pela reestrutur...
-
A Oposição Bancária do Maranhão reforça seu apoio à candidata Selma Siqueira , que avançou para o 2º turno das eleições para o Conselho de ...
-
A Oposição Bancária do Maranhão defende a união como essencial para fortalecer a categoria e enfrentar desafios. O racha ocorrido no Sindica...