Mesmo com lucro
de R$ 4,3 bilhões só no 1º trimestre deste ano, o Bradesco está
cortando empregos, sobrecarregando os funcionários, fechando agências e
oferecendo péssimo atendimento aos clientes, que inclui insegurança nas
unidades de negócio. Diante disso, o movimento sindical, organizado
nacionalmente, lançou campanha de denúncia contra essa postura do banco.
Nas últimas mesas de negociação com o Bradesco,
esses problemas apareceram de maneira frequente. “O banco já disse, em momento
anterior, que o fechamento de unidades segue uma tendência do setor, o avanço
tecnológico, e que é um movimento constante de avaliação de cenário. Mas nenhum
avanço tecnológico justifica o que a gente tem visto ultimamente, sobretudo em
regiões mais afastadas dos centros comerciais: filas enormes, às vezes para
fora da unidade, agências com poucas pessoas para realizar atendimento, sem
contar a pressão velada para encaminhar os clientes de menor renda para
atendimento no Bradesco Expresso”, conta Erica de Oliveira, secretária de
Formação do Sindicato e representante de São Paulo na Comissão de Organização
dos Empregados (COE) do Bradesco.
O Sindicato tem acompanhado o esforço dos bancários
para atender os clientes, e constatado que realmente falta gente; e tem
acompanhado também as demissões promovidas pelo banco nos departamentos. Essas
demissões têm gerado enorme apreensão entre os bancários. Muitos deles têm
bastante tempo de banco e estão próximos da aposentadoria.
“O diagnóstico que temos é: tem muito trabalho a
ser feito e falta gente. O Bradesco sempre foi um banco diferente, atendia a
todos os públicos, mas atualmente vem mostrando uma mudança de postura que vem
deixando seus clientes, principalmente os que precisam de atendimento
presencial, bastante insatisfeitos. Por esse motivo protestamos: pelo fim do
fechamento de agências, por segurança nas unidades de negócio, pelo fim das
demissões e por mais contratações para melhor atender o cliente. Faremos
atividades nas redes sociais e nos locais de trabalho. A clientela precisa
saber que os bancários, sobrecarregados, são tão vítimas quanto eles”, destaca
a dirigente.
Protesto no Twitter chegou a 4º nos temas do
momento
O movimento sindical bancário realizou, no final da manhã desta quarta-feira 24, um tuitaço com a hastag #AVergonhaContinuaBradesco. A mobilização nas redes visou expor a irresponsabilidade social do banco, que lucra alto e devolve esse resultado à sociedade com corte de empregos e mau atendimento a usuários e correntistas. Com bastante engajamento, o assunto chegou ao quarto lugar nos trending topics Brasil e se manteve entre os sete primeiros por mais de duas horas após o início do tuitaço.
Fonte: Redação Spbancarios (https://spbancarios.com.br/05/2023/demissoes-sobrecarga-filas-nas-agencias-que-vergonha-bradesco)
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