Nessa quarta-feira (10), o Banco do Brasil renomeou como caixas executivos (código 288) boa parte daqueles que perderam a função em fevereiro. (Como se sabe, o banco havia extinguido a função no mês passado.) Além das renomeações, o banco reajustou o contracheque desses trabalhadores que eram caixas mas que já haviam tomado posse em outros prefixos e em funções de proventos menores que os de caixas.
Por conta do isolamento do SEEB/MA, por não fazer parte da abrangência da base da CONTRAF/CUT (95%dos sindicatos são filiados a ela), a liminar concedida para o retorno da gratificação dos caixas do BB, não alcançará os bancários maranhenses.
Veja: Omissão do SEEBMA causa revolta entre os bancários, em meio ao surto da pandemia do COVID-19.
Só no ano de 2020, o SEEB/MA, teve uma despesa jurídica de meio milhão de reais, cuja despesa, não tem beneficiado a categoria bancária, pois, tais ações judiciais oriundas do escritório jurídico, não tem surtido muito efeito para os bancários do Maranhão, que na maioria das vezes, os bancos têm logrado êxito, inclusive derrubando as liminares do Sindicato.
Por outro lado, as ações da Contraf/CUT, tem beneficiado a categoria bancária que está na sua base, temos como exemplo, a ação para à retomada da gratificação dos caixas do BB, cuja ação, se baseou em três argumentos jurídicos:
- O artigo 468 da CLT, que veta a mudança no acordo trabalhista que prejudica ao funcionário de forma unilateral,
- O Acordo coletivo atual em vigor, que prevê o pagamento da gratificação de caixa;
- A súmula 372 do TST que prevê a incorporação ao salário da gratificação para quem tem 10 anos ou mais de exercício da função.
Para que a liminar seja derrubada terão que invalidar os três argumentos.
A Oposição Bancária do Maranhão, prega que os bancários maranhenses voltem para a Unidade Nacional, pois tal radicalismo e isolamento da atual diretoria do SEEB/MA, só tem prejudicado os bancários maranhenses e os isolado das pautas nacionais.
Em maio de 2021 haverá eleição para a mudança da diretoria do SEEB/MA, essa é a oportunidade de haver a mudança que precisamos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário