Artimanha talvez seja a palavra que melhor defina a publicação feita pela Direção do SEEB/Chapa 1 nas redes sociais do sindicato, contando vitória a respeito das gratificações dos caixas executivos do Banco do Brasil. Por meio de ação ajuizada pela CONTRAF, os bancários do Banco do Brasil de todo o país, exceto do Maranhão, voltaram a receber suas gratificações através da liminar proferida pelo juiz Antonio Umberto de Souza Junior, da 6ª Vara do Trabalho de Brasília.
Como de praxe, a Direção do SEEB/Chapa1 dormiu “no ponto” e perdeu o ônibus. Agora, correram atrás do prejuízo, com dois meses de atraso, após muita pressão dos bancários do BB e denúncias feitas pelo Coletivo de Oposição Bancária / Chapa 2.
Na decisão, o magistrado nega participação do Sindicato dos Bancários do Maranhão na ação. O juiz considera que a Direção do SEEB pode atrapalhar o andamento processual, e dessa forma comprometer a celeridade com que o feito tem tramitado na Justiça. “Por outro lado, a participação de múltiplos litigantes tende a comprometer severamente a celeridade processual, imprescindível sempre e mais ainda quando se trata de tutela coletiva (CLT, art. 765)”, frisa o julgador.
Ou seja, a Direção do SEEB está festejando a vitória conquistada por outra entidade sindical, e que por inércia da atual Direção Sindical (que vive mais preocupada em eleger candidatos do PSTU) deixou de efetivar a retomada da gratificação. Agora, corre atrás do prejuízo quase 60 dias depois!
Relembre o caso, foi denunciado aqui no blog: CLIQUE AQUI
Na decisão, o juiz ressalta que a liminar em favor dos bancários do BB “tem diâmetro nacional, como autorizado expressamente pelo STF nas demandas de índole coletiva, abrangendo toda a categoria, independentemente de estar ou não filiado cada empregado favorecido a algum sindicato”, portanto, não é vitória do Sindicato dos Bancários do Maranhão, mas da CONTRAF que teve a perspicácia de ajuizar a ação no momento certo!
Por isso, sempre é bom lembrar o significado de artimanha: é uma palavra do vocabulário português que significa “comportamento ou maneira de se portar que pode levar alguém ao erro, ou maneira de enganar alguém para conseguir alguma coisa, um estratagema.
Acesse AQUI a decisão judicial que ampliou os efeitos da medida liminar para todo o país.
Imprensa Chapa 2
Nenhum comentário:
Postar um comentário