sábado, 15 de maio de 2021

IGUALDADE | Chapa 2 tem 17 mulheres candidatas que podem fazer história nos 86 anos do SEEB-MA

 


O Sindicato dos Bancários do Maranhão foi fundado em 1935, e mesmo após 86 anos de existência jamais teve uma mulher como Presidenta, apesar das diretorias que comandaram a entidade por quase um século pregarem igualdade de gênero. Nos dias 19, 20 e 21 de maio de 2021 os bancários – e principalmente as bancárias – terão a oportunidade de fazer história e de fato efetivar a bandeira de luta “Igualdade de Gênero”.

A Chapa 2 “Renovação, Transparência e Luta” foi mais longe, trouxe outras 16 bancárias para o movimento de luta em defesa dos trabalhadores, trabalhadoras e bancos públicos. Com essa assertiva, independente do resultado da eleição, a Chapa 2 já entra para a história de luta dos bancários e bancárias!

De outro lado, a Chapa 1 que é a base do que se repete nos últimos 20 anos no SEEB-MA, possui apenas 12 mulheres como candidatas. Na atual diretoria é ainda pior, são apenas duas mulheres na Executiva e Suplência, sendo que uma delas, atualmente, é perseguida pela própria Direção Sindical.

Vale ressaltar que a participação da mulher no movimento sindical tem crescido nos últimos anos, de forma quantitativa e qualitativa, forçando a incorporação, mesmo que ainda tímida, de importantes reivindicações de gênero. As mulheres ainda enfrentam grandes dificuldades para participar da luta sindical, a exemplo do que ocorre no SEEB-MA, tradicionalmente dirigido por homens, e que nessa semana escancarou perseguição praticada contra uma dirigente, Regina Sanches do Bradesco, que mesmo sendo da Executiva teve celular e e-mail corporativo bloqueados, após divulgar vídeo de apoio à Chapa 2 – de ampla frente feminina.

Para aceitarem o desafio de adentrar na luta sindical, as aguerridas mulheres da Chapa 2 precisaram reelaborar suas relações com os múltiplos espaços públicos e privados (casa / família / trabalho / sindicato).

Segundo Jacilene Cavalcante, candidata a Presidenta pela Chapa 2, a luta sindical ainda é espaço para a misoginia, justamente em um campo que prega a igualdade de gênero, o preconceito é velado e alimentado muitas vezes por quem deveria lutar por sua extinção: A Entidade Sindical que nos representa.

“Ao longo de nossas visitas nas agências bancárias de todo o Maranhão, apresentando propostas e soluções para a luta dos trabalhadores, ficamos sabendo que a outra chapa usa adjetivos impróprios para nominar uma mulher como Presidenta do SEEB-MA. Situações dessa natureza servem para nos encorajar a seguir em busca de igualdade, respeito, melhores condições de trabalho e salário digno para os bancários e bancárias de todo o nosso Maranhão”, destaca Jacilene.

Vote pela RENOVAÇÃO, TRANSPARÊNCIA E LUTA! Vote pela ampla participação das mulheres na luta dos bancários e bancárias, Vote Chapa 2.


Imprensa Chapa 2.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contraf-CUT realiza Conferência Livre dentro da 5ª Conferência Nacional de Saúde dos Trabalhadores e Trabalhadoras

Evento será realizado em formato híbrido, com participação presencial na sede da Contraf-CUT, e virtual por meio da plataforma Zoom A Confed...